domingo, 18 de março de 2012

Revolução Mexicana 1910- 1920

O maior desafio de qualquer interessado em estudar a América é o de compreendê-la segundo um processo histórico particular extremamente rico em que se misturam experiências culturais indígenas autóctones, ou seja dos povos que residiam a América antes do contato do Colonizador europeu, como Também Africanas e Européias.

O resultado do intenso fluxo cultural exposto acima foi  a formação de uma sociedade híbrida tanto em termos "físicos" como políticos , econômicos e socias, dando destaque para a influência dominante das estruturas de poder estabelecidas pelo colonizador Europeu. Dentre tantas destacamos a presença da grande propriedade como fator de produção econômica e social, que benficiava uma pequena elite colonial ( geralmente de origem europeia) e satisfazia os interesses metropolitanos de aquisição de super-lucros.

A grande propriedade solidificou-se de forma tão estrutural na sociedade Americana, que mesmo após o fim dos laços colonias seu padrão de dominação ( antes colonial, depois nacional ou neocolonial) maneve-se contruindo um espaço político autoritário e excludente o suficiente para manter a estrutura social aritificialmente desigual.

O caso mexicano, apesar de suas particularidades, apresentou características muito próximas ao modelo de análise que propomos aqui. Os indígenas ( descendentes ou não do Império Asteca) desde a epóca colonial foram sistematicamente explorados realizando trabalhos compulsórios como a Mita e perderam suas terras para a dar espaço ao formato básico de dominação colonial: os latifúndios. 

Porém para os indígenas a noção de propriedade da terra não combinava com a noção do Europeu. Enquanto para os índios, a terra deveria ser um espaço coletivo, em que o produto da produção fosse dividido coletivamente, para o europeu a terra deveria pertencer a todo aquele indivíduo que por meios econômicos ( compra da terra ) ou júridicos ( Heranças ou códigos coloniais) estabeleceria um domínio em que o resultado da produção tenha destinos relativamente individuais.

A passagem do México colonial para o México Independente ou "Nacional" não retirou das tensões políticas o problema da propriedade da terra indígena, bem como sua exclusão política e social. A formação do Estado Nacional Mexicano reforçou a lógica da grande Propiedade e ainda por cima não permitu que indígenas participassem do processo político do país, uma bomba esperando para ser ativada.

De forma específica, o México Tornou-se um país políticamente e economicamente liberal aos moldes americanos, permitindo liberdade de mercado aos produtores latifundiários e exlucsão política dos não participantes desse jogo perverso.

Os Antecendentes da Revolução

Em 1876 Sobe ao Poder do México Um líder apoiado pelo exército e favorável a manutenção da grande Propriedade Porfírio Díaz. Em seu governo os latifúndios se ampliaram, os indígenas continuaram excluídos do processo político. Porém, a opção pela manutenção de um pacto político excludente em que favorecia fundamentalmente os latifundiários, fez com que setores urbanos ligados a propostas " democráticas" realizassem protestos em busca de um sistema político que privilegiasse outras camadas da população.

As tensões tornam-se insuportáveis ao início do século XX: Por um Lado, Francisco Madero, um latifúndiário representante de uma proposta política mais abrangente, que atendesse outros setores sociais e de outros a questão indígena insatisfeita e acumulada desde o início do processo de colonização. Porfírio Díaz sede e convoca eleições gerais em 1910.

Contudo, O ditator manobra a situação política prendendo Madero e se considerando único candidato, que por consequência seria vitorioso. Madero Foge da Prisão e vai para os EUA, onde escreve um manifesto ( programa de São Luis do Potosí) onde defende a Reforma política e a reforma agrária no México.

A notícia do Programa de Potosí é muito bem recebida no México, pois líderes Regionais ( Emiliano Zapatta ao sul , Pascual Orozco ao centro e Pancho Villa ao Norte) decidem apoiar o programa atravpes da luta armada. Politica e militarmente, o gorveno de Porfírio Díaz tornou-se insustentável, forçando-o a renunciar em 1911.

Os Desafios Indígenas e a questão da Terra.

Com a saída de Díaz, Madero toma o controle do país tornando-se presidente. Para espanto de todos, O recém presidente mantém a estrutura política e social do antigo governo, gerando insatisfação geral dos líderes regionais mexicanos  que decidem combatê-lo e implementar um programa de reforma agrária conduzidos diretamente por suas lideranças.

Nesse contexto que Zapatta lança o famoso programa de AYALA que busca reforçar a ideia da reforma agrária, devolvendo as terras comunais aos índios e expropriando por meio de pagamento de indenização 1\3 dos latifúndios mexicanos. Pancho ao norte apoia as ideias de Zapatta, mas não se esforça para organiar um exército de Frente ùnica.

As lutas contra Madero, o enfraquecem políticamente a ponto de em 1913 o então presidente ser assassinado por um representante do Exército, o general Victoriano Huerta. O novo presidente se estabelece no controle do México de forma impopular ( por via de um golpe) e não estabelece diálogos com os líderes regionais do México, inicia-se uma nova Jornada.

De Huerta a Carranza e os problemas de realização do porjeto Zapatista.

 Considerado como um herdeiro político do porfirismo, Huerta é combatido tanto por Zapata como por Villa, porém o diferencial é que agora ambos uniram formças em um exercito de coalização, organizados por um governados da Parte Norte do México Venustiano Carranza.  

As inensas disputas e a intervenção dos norte americanos nos porto de Vera Cruz desestabiliza o governo Huerta abrindo espaço para que Carranza assumisse o Poder no México. Carranza "constrói" uma constituição em que garante a distribuição da terra aos índigenas, porém as leis criadas ficam apenas no papel, mostrando-se ineficazes na prática.

Obviamente que as tensões se mantém, mas Zapata é assassinado por Carranza desmobilizando o movimento sulista indígena. Pancho Villa em 1920 abandona a luta torando a experiência de 1910 enfraquecida.

Por outro lado, os governantes que se sucessederam percebram que as tensões sobre o conflito da terra não se espalhariam somente com madidas violentas e por isso iniciaram um processo de distribuição das terras no México, limitando o tamanho dos latifúndios, porém muito aquém do que zapata poderia esperar.

Problemas e discussões a respeito da Revolução Mexicana

O primeiro problema de que temos é o problema da periodização histórica, pois a maioria dos livros didáticos descontextualiza a revolução Mexicana e a coloca em um espaço de apenas 10 anos. Muitos autores colocam a revolução Mexicana como um processo social que vai de 1910 a 1940. Construindo uma série de novos eventos como a crise de 1929 e México, a formação do Paritdo Nacionaç Revolucionário ( PRN), sendo os anos de 1934 a 1940 fundamentais para implantações de projetos de reforma Agrária.

Segundo são os problemas de análise da Ordem interna, pois os livros descontextualizam o importante papel da industrialização na parte norte do país, excluindo a presença do petróleo das ferrovias no processo de formação de uma camada urbana proletária e a participação de classes médias no processo de revindicação política.

Terceiro, os livros didáticos pouco expõe os conteúdos do programa de Potosí desenvolvido por Madero, muito Menos o Programa de Ayala, afastando dos alunos a compreensão extendida do potencial de resistência e reivindicação do povo Mexicano.

Quarto, a falta de criticidade em relação ao México Contemporâneo e o México revolucionário, pois a partir da década de 80 a Questão agrária volta a ser um ponto de discussão´, quando as terras comunais indígenas por meio de leis passam a ser comenrcializáveis e por isso reforçando o processo de exclusão social. A dimensão desse conflito deu margem para o Surgimento do Exercito Zapatista de Libertação Nacional em 1994,liderado pelo Sub comandante Marcos, cuja intenção é a presrvação e os avanços das lutas agrárias no México.

Assistam ao documrentário proposto para que vocês possam ampliar seus conhecimentos sobre o movimento Zapatista atual: http://www.youtube.com/watch?v=D2h23tOhX9k

Obs: Postei apenas a primeira parte do documentário, busquem as outras quatro no youtube.




Um comentário:

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