terça-feira, 15 de novembro de 2011

8 ano tarde. Independência da América espanhola e a vinda da família real ao Brasil

Meninos e Meninas,

A independência das Américas, tanto a portuguesa quanto  a Espanhola, foram motivadas pelo desgaste do modelo de colonização em que a Metrópole esgota, sempre que possível, todos os recursos econômicos e naturais da colônia. Lembrando para que essa forma de colonização, chamamos de COLÔNIAS DE EXPLORAÇÃO. 

Indo mais a fundo,Não podemos esquecer também que para  a América se desligar do domínio metropolitano, vários acontecimentos tiveram de ocorrer mais ou menos ao mesmo tempo. De forma geral temos:

  1.  O surgimento da teoria liberal na Europa, bem como sua Expansão - As teorias liberais desenvolvidas na Europa a partir do século XVIII criticavam o formato polítco do domínio dos reis ( absolutismo), propondo uma maior " participação popular" como também a forma de organizar  a economia, oferencendo maior liberdade de Mercado.
  • Liberdade de Mercado - Significa que o mercado protecionista desenvolvido com o exclusivo metropolitano era uma prática que deveria dar espaço para a famosa " mão invisível do mercado". 
   2.  Independência dos EUA em 1777 - Os norte americanos foram por mais de 200 anos uma colônia inglesa. Sua libertação no final do século XVIII, deveu-se a um conflito sangrento mas políticamente progressivo, pois se desenvolveu nos EUA o formato republicano. 

  • A República - formada nos EUA, possuía problemas fundamentais em relação à participação popular, como o voto censcitário, contudo, a repercussão desse novo modelo na América foi enorme entre intelctuais e grandes proprietários de terras que se desgastavam com a política do Exclusivo metropolitano. 
3. As campanhas napoleômicas na Europa 1804-1815 - Desorganizam todo o continente Europeu, invandindo Espanha em 1807 e Portugal em 1808, gerando uma dificuldade enorme em gerir suas colônias e afrouxando o famoso exclusivo metropolitano.

4. O Exclusivo Metropolitano- Gera internamente nas colônias americanas uma insatisfação entre as camadas médias e as elites dessa sociedade colônial. Aos poucos os ideais liberais vão se espalhando, criando  uma mistura perigosa entre liberdade de comércio, independência e identidade cultural própria.

Independência da Amércia Espanhola

Não esqueçam meninos, podemos falar não em uma independência mas sim de várias, pois o que era antes uma colônia Espanhola se tornará em 15 anos ( 1810-25) vários países diferentes, cada um com seu motivo mais ou menos particular para organizar sua independência. O importante a fixar agora é que independentemente dos motivos particulares todas as regiões da colônia se asfixiaram com:

  • Exclusivo Metropolitano
  • Intolerância criolla com o domínio político administrativo dos chapettones.
Vinda da família real ao Brasil em 1808

A vinda da Família real em 1808, foi motivada pela Invasão de Portugal por  Napoleão. No início do século XIX, Portugal era um país Metropolitano decadente, pois por diversos motivos não conseguira se industrializar como Inglaterra e França e por isso dependia de uma forte política de importação de produtos industriais. Como consequênica desse atraso econômico Portugal possuía inúmeras dívidas com os ingleses.

Logo, quando Napoleãp decreta o Bloqueio Contiental em 1806, D joão VI se vê encurralado entre França e Inlgaterra. Se por Um lado Portugal realizar comércio com os Ingleses, Napoleão Invadiria, por outro se nçao realizasse comércio com os ingleses, estes mesmos realizariam invasões ( até mesmo em portos coloniais).

Nesse duro emaranhado, D. Jõao VI fura o Bloqueio e por consequência, Portugal é invadido pela França de Napoleão em 1808.  A fuga da família real contou com a presença de milhares de pessoas, fato que nos põe a pensar a respeito da premeditação da fuga, ou seja, ela foi planejada.

Ao vir para cá D. Jõao VI, pressionado pelos ingleses decreta:

  • 1808 - Abertura dos Portos às Nações amigas. Na prática D. João VI estava realizando uma abertura comercial no Brasil, ou seja, ampliando os horizontes dos grandes produtores rurais brasileros  ( latifundiários).
  • 1815 - Elevação do Brasil a condição de Reino Amigo - O Brasil a partir de 1815 deixava de ser formalmente uma colônia e passaria agora a um status político um pouco mais livre dos interesses diretos de Portugal.  
  
                                 

Um comentário:

  1. Professor aqui e Larissa do 8° ano B, esta escrito Rentinha porque e o negocio da minha irmã aqui mais em fim .Você disse que iria passar algumas perguntas pra entregar na Quinta-Feira mas não estou encontrando.

    ResponderExcluir